Belinda Peregrín Schüll nasceu em 15 de agosto de 1989 em Madri, Espanha. Cantora, compositora, produtora, diretora e editora de videoclipes, atriz e modelo, é naturalizada no México, onde vive desde os quatro anos de idade. Filha de pai espanhol, Ignacio Peregrín, e de mãe francesa, Belinda Schüll, tem um irmão mais novo chamado Ignácio, que é mexicano.
Originalmente o papel era de Belinda, mas, devido a alguns ocorridos, Daniela Luján a substitui na metade da gravação. Como consequência, Rosy Ocampo, a produtora, realiza uma coletiva de imprensa explicando a situação e desmentindo os rumores que acusavam Belinda de ser irresponsável.
SUA HISTÓRIA
Sua família, de origem franco-espanhola, se assentou em solo azteca quando Belinda tinha quatro anos e ai a pequena desenvolveu seu interesse pelas artes, sobretudo pela música, fazendo vídeos que ela mesma escrevia e filmava. Porém, seu grande momento chegou com o início do novo milênio, no ano de 2000, quando a então adolescente de 11 anos começou sua carreira na televisão após ser escolhida para protagonizar a telenovela infantil Amigos para sempre, da Televisa, ao lado do ator Martín Ricca.
Desde criança Belinda esteve interessada pelo âmbito musical e foi justamente graças à telenovela Amigos para sempre que a atriz participou da trilha sonora da mesma, sendo premiada com o disco de platina no México, pelas vendagens superiores a 250 mil cópias, e reconhecida como a Melhor artista revelação nos prêmios TVyNovelas e como Melhor atriz infantil nos prêmios Palmas de Oro. Devido ao êxito alcançado com a trilha sonora, criou-se a turnê La ruta de la amistad, cujo início em vídeo foi gravado no estádio Azteca.
Em 2001, Belinda protagoniza sua segunda telenovela, chamada Aventuras en el tiempo, junto de Christopher von Uckermann. Também para a telenovela, Belinda grava um novo disco com a Fonovisa, que vende mais de 150 cópias, e realiza um show em vídeo: Aventuras en el tiempo: El final en concierto, ambos gravados no Parque Fundidora. Aventuras en el tiempo faz com que Belinda se converta em um verdadeiro ídolo para as crianças do México e prontamente os meios de comunicação do país não deixam de citá-la como a atriz infantil mais famosa dos finais dos anos 90.
Assim como Amigos para sempre, a telenovela rende suas trilhas sonoras: Cómplices al rescate: Mariana, e Cómplices al rescate: Silvana, que alcançam o disco de platina no México por mais de 150 mil cópias vendidas cada uma, além disso, entra no top 10 das categorias latinas da Billboard, fato que faz valer sua primeira nomeação ao Grammy Latino na categoria Melhor álbum infantil. Também em 2002, Belinda torna-se a imagem principal do concurso “Cantando hasta la fama con Oscar Mayer”, onde interpreta o tema principal.
Em 2003, se afinam os detalhes para a produção de sua estreia musical como cantora solo, mas algo ainda mais insólito ocorre: a estrela, com então 13 anos, pede para compor algumas das canções que formariam parte do disco. E, ao ser concedido esta oportunidade, assim o faz, com maestria.
Assim, em 05 de agosto deste ano, Belinda lança seu primeiro álbum solo: Belinda, que recebe disco de ouro na Argentina e no México, onde recebe, ainda, disco duplo de platina, e disco de platina nos Estados Unidos. O álbum torna-se um sucesso e supera a marca dos dois milhões de cópias vendidas em todo o mundo, graças ao boom ocasionado com os singles Lo siento, Ángel, Boba niña nice e Be free.
Gravado em Londres e Miami, sob a produção de Graeme Pleet e Rudy Pérez, dois pilares da música atual a nível internacional, o disco com 13 canções de diferentes compositores que trabalharam com artistas como Avril Lavigne, Pink e Britney Spears, tem como primeiro single Lo siento, que se posiciona como uma das canções mais solicitadas pelos jovens nas rádios.
Em 2004, Belinda realiza a turnê Fiesta en la azotea, que percorre o México, Estados Unidos e América Latina. A cantora lança, também, o DVD Fiesta en la azotea: En vivo desde el Auditorio Nacional, produção esta que reúne suas principais canções até então e a torna a primeira mulher a se apresentar 11 datas consecutivas com ingressos esgotados nesse mesmo auditório.
Rapidamente após o lançamento do DVD, em 2005, mais de 100 mil cópias são vendias, rendendo a Belinda o disco de platina e ouro no México. Também é colocada à venda uma edição especial de seu álbum, onde se inclui uma nova faixa chamada No entiendo, gravada em parceria com o dueto espanhol Andy & Lucas.
Ainda em 2004, Belinda realiza uma pequena participação especial na telenovela Corazones al límite, na qual interpreta o tema principal, e grava uma participação no single Quién, de Kumbia Kings, especificamente com Pee Wee, para o álbum do grupo chamado Fuego.
Em 2005, a cantora colabora com o grupo mexicano Moderatto na canção Muriendo lento, tema originalmente gravado por Timbiriche, o primeiro single do álbum do grupo, ao qual deram um lado roqueiro, colocando-o rapidamente nas listas de popularidade. Devido ao êxito obtido com o tema, Belinda torna-se a imagem principal, junto de Moderatto, na turnê Rockola Coca-Cola, além de gravar um reality juntos para a MTV. A colaboração é reconhecida como o prêmio Oye! como a canção do ano.
Após, Belinda toma um pequeno recesso musical e se dedica exclusivamente a ser a imagem de algumas campanhas publicitárias, como o caso de uma prestigiada marca de telefones celulares e de sapatos, com sua própria linha juvenil.
Em março de 2006, Belinda é convidada a participar de uma produção da Disney Filmes: As feras da música 2, onde interpreta Marisol Durán, seu primeiro papel em idioma inglês, que conta com a presença das cantoras Raven-Symoné, Adrienne Bailon, Kiely Williams e Sabrina Bryan.
O filme estreia no dia 25 de agosto de 2006 e é visto por um total de 8,1 milhões de espectadores, tendo ainda sido lançada sua trilha sonora, que inclui as canções A la nanita nana, Amigas cheetahs, Dance with me e Why wait, que por sua vez, alcança a 5° colocação na Billboard Hot 200, vendendo mais de 1,4 milhões de cópias nos Estados Unidos, rendendo, assim, um certificado de platina pela RIAA (Associação da Indústria Discográfica dos Estados Unidos).
Em 03 de outubro de 2006, Belinda lança Utopía, seu segundo disco solo, onde a cantora conta com um evidente crescimento como artista e mostra essa evolução em suas letras e em suas interpretações, ligadas com outros ritmos como dance, R&B e até mesmo rock. O êxito desse disco não é menor e dele se desprenderam hits como Ni Freud ni tu mamá, Bella traición, e Luz sin gravedad, além de dois temas cantados em inglês.
Gravado em Los Angeles, o álbum conta com a colaboração de vários compositores e produtores, tais como Jimmy Harry, Lester Méndez, Kara DioGuardi e Greg Wells e rende um certificado de platina da AMPROFON (Asociación Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas). Rapidamente rende, também, indicações como Melhor álbum pop feminino e de Melhor canção para Bella traición, no Grammy Latino.
No final do mesmo ano, Belinda, ao lado de vários outros artistas lança o álbum especial de Natal da EMI: Navidad con amigos, onde interpreta a canção Rodolfo, el reno de la nariz roja, filmando, também, um videoclipe da canção.
Em abril de 2007, Belinda participa com o tema musical da telenovela Muchachitas como tú, intitulado Muchachitas, originalmente da cantante Lorena Tassinari. Após sua participação em dois capítulos da telenovela atito feo, grava, junto de Laura Esquivel, o tema Sueño de amor, que aparece no álbum Patito Feo: La historia más linda en el teatro.
Em julho de 2007, em visita ao Brasil, Belinda passa por vários programas de televisão, apresentando-se também na TV Gazeta, na Nickelodeon e na rádio Transamérica, além de promover uma tarde de autógrafos na loja FNAC, localizada na avenida Paulista, umas das avenidas mais populares de São Paulo.
Em 25 de setembro de 2007, Belinda lança seu álbum Utopía 2, uma edição especial que contém 18 músicas, em inglês e espanhol, além de um DVD com material inédito. Ainda em setembro, Belinda grava Debo saber, para o filme Barbie: A princesa da Ilha, tendo um videoclipe lançado em outubro de 2007, na edição especial do DVD do próprio filme.
Em 18 de outubro de 2007, Belinda ganha dois prêmios no MTV Music Awards, nas categorias de Melhor videoclipe do ano e Melhor cantora solo. Em dezembro, a MTV transmite um pequeno reality show, intitulado Belinda: Buscando Utopía, com apenas uma temporada e três capítulos que mostram a preparação e o dia-a-dia da cantora em sua turnê.
Em 2008, Belinda grava o remix da canção Te quiero, do cantor Nigga, que aparece no álbum Romantic style in da world (Fan Edition) do cantor, tendo um videoclipe lançado no dia 13 de maio. Ainda neste ano, durante sua turnê na Europa, grava Your hero, com o grupo italiano de punk Finley, com quem participa, também, do Festival de San Remo, com a versão italiana chamada Ricordi, se posicionando em quinto lugar. Voltando ao México, no dia 25 de dezembro de 2008, Belinda estreia o filme O corajoso ratinho Despereaux, onde dubla a voz da Princesa Pea.
Em 27 de julho de 2009, Belinda inicia as gravações de Camaleões, onde contracena com Alfonso Herrera, Sherlyn e Pee Wee, interpretando a coordenadora de alunos de um colégio particular, com uma vida dupla como ladra. Meses mais tarde, a telenovela chega a ser vendida para mais de 80 países, inclusive para o Brasil, onde atualmente é exibida às 16hh00, pelo SBT.
Em 18 de agosto de 2009, chega simultaneamente às rádios do México, Argentina e Estados Unidos, a canção que pensava-se ser o primeiro single do terceiro álbum de Belinda, Sal de mi piel, canção que é tema principal da telenovela Camaleões.
Em fevereiro e março de 2010, ao lado de vários outros artistas latinos, Belinda grava as canções Somos el mundo, Ay Haití e Que cante la vida, as duas primeiras com o objetivo de ajudar as vítimas dos terremotos ocorridos no Haiti, e a última no Chile.
Em 23 de março de 2010, é lançado oficialmente no México e Estados Unidos, bem como na Espanha e no Reino Unido, o terceiro álbum da cantora: Carpe diem. Assim como Utopía, o álbum é gravado em Los Angeles, bem como em Miami e Suécia, sob a batuta de uma gama de produtores.
Seu primeiro single, Egoísta, é lançado em 08 de fevereiro de 2010 nas rádios e conta com a participação do rapper americano Pitbull. Logo após o seu lançamento, precisamente dois dias depois, o álbum recebe o disco de ouro por mais de 30.000 cópias vendidas no México. Belinda também compôs a música Lolita, tema principal de Niñas mal, a primeira telenovela da MTV Latina.
Além do sucesso dos singles, o próprio álbum atinge a marca de mais de 2 milhões de cópias vendidas, rendendo um prêmio Oye de Melhor cantora solo; um prêmio Tu música, como Melhor artista jovem, em Porto Rico, um prêmio MTV de Melhor cantora mexicana, além de indicações para diversos outros prêmios.
Em meados de agosto, lança-se oficialmente Dopamina, como segundo single do álbum Carpe diem, que anteriormente já tocava nas rádios do México e de outros países. Já em 23 de agosto, é lançado o videoclipe de Lolita. Ao final deste mês, Belinda é coroada como Rainha do Festival Peachtree Latino em seu décimo aniversario, na cidade de Atlanta, Georgia, após sua participação musical no evento.
Também em 2010, Belinda participa na produção de Pedro Torres, Mulheres assassinas, em sua terceira temporada, protagonizando o episódio Anette e Ana, nobres, baseado na história da pintora Sofía Bassi, no qual divide créditos com Isabella Camil e William Levy. Além disso, grava o tema Contigo en la distancia, para uma das cenas do episódio.
Ainda em 2010, Belinda grava o tema Desesperada, junto da cantora Marta Sánchez, para o álbum de grandes êxitos desta última, com o qual celebra seus 25 anos de trajetória.
SUAS ATUAÇÕES
TELENOVELAS
2009 - Camaleões (Valentina) 2007 - Patito feo (Belinda) 2004 - Corazones al límite (Elena) 2002 - Cúmplices de um resgate (Mariana/Silvana) 2001 - Aventuras en el tiempo (Violeta/Rosenda) 2000 - Amigos para sempre (Ana)
2006 - The cheetah girls 2 - “As feras da música 2“ (Marisol)
DUBLAGEM
2008 - The tale of Despereaux - “O corajoso ratinho Despereaux” (Princesa Pea)
SUA DISCOGRAFIA
2010 - Carpe diem 2006 - Utopía 2003 - Belinda
SEUS PRÊMIOS
PRÊMIOS TVYNOVELAS
2000 - Melhor atriz revelação (Amigos para sempre)
PALMAS DE ORO
2000 - Melhor atriz infantil (Amigos para sempre)
PRÊMIO ERES
2000 - Melhor atriz e cantora (Amigos para sempre)
PRÊMIO TU MÚSICA (PORTO RICO)
2003 - Melhor artista juvenil (Belinda)
PRÊMIOS OYE!
2004 - Melhor vocalista feminina (Belinda) 2005 - Melhor canção do ano em castelhano (Muriendo lento) 2007 - Melhor cantora do ano (Utopía)
PRÊMIOS MTV LATINOAMÉRICA
2004 - Melhor nova artista mexicana 2007 - Melhor videoclipe do ano (Bella traición) 2007 - Melhor intérprete (Utopía)
LATIN MUSIC AND SPORTS AWARDS
2007 - Melhor artista da nova geração (Utopía)
PRÊMIOS LO NUESTRO
2008 - Artista feminina do ano (Utopía)
PRÊMIOS JUVENTUD
2010 - Somos el mundo 2010 - A mais bem vestida
PRÊMIOS TOP GLAMOUR
2010 - Melhor cantora feminina (Carpe diem)
OUTROS RECONHECIMENTOS
2010 - Os 50 mais belos (Revista People en Español) 2010 - Rainha do Festival Peachtree Latino
Belinda namorou Christopher Uckermann
No final da novela Cumplices De Um Resgate, Belinda foi substituída pela atriz Daniela Luján, pois o seu contrato com a televisa havia acabado e não foi possivel renovar devido a agenda lotada de shows.
Belinda é uma grande amiga da cantora e atriz Raven Symoné.
Belinda participou do filme das Cheetah girls.
Belinda ja fez um dueto com Drew Seeley.
Em algumas entrevistas, perguntaram à Belinda se ela gostaría de ser uma Britney Spears ou a cantora Pink. Ela afirmou que gostaria de ter a fama e a criatividade de Britney Spears, e de Pink afirmou que gostaria de ter a atitude